Premiação na San Diego Comic con! Vencedores do Eisner Awards 2018!

The Will Eisner Comic Industry Awards, também conhecido com Eisner Awards, é um prêmio que distingue feitos nas Histórias em quadrinhos, como um Oscar da categoria. Ocorrendo sempre na San Diego Comic Con a premiação revelou nesta sexta-feira (20) os vitoriosos de cada sessão. Este ano, o destaque está para o brasileiro Marcelo D’Salete que levou o prêmio de Melhor Publicação Americana de um Material Estrangeiro com Cumbe. Confira:

Melhor antologia

  • A Bunch of Jews (and Other Stuff): A Minyen Yidn, de Max B. Perlson, Trina Robbins et al. (Bedside Press)
  • A Castle in England, de Jamie Rhodes et al. (Nobrow)
  • Elements: Fire, A Comic Anthology by Creators of Color, editado por Taneka Stotts (Beyond Press)
  • Now #1, editado por Eric Reynolds (Fantagraphics)
  • The Spirit Anthology, editado por Sean Phillips (Lakes International Comic Art Festival)

Melhor história/edição única

  • Barbara, em Nicole Miles (ShortBox)
  • Hellboy: Krampusnacht, em Mike Mignola e Adam Hughes (Dark Horse)
  • Pope Hats #5, em Ethan Rilly (AdHouse Books)
  • The Spotted Stone, em Rick Veitch (Sun Comics)
  • What Is Left, em Rosemary Valero-O’Connell (ShortBox)

Melhor História Curta

  • “Ethel Byrne,” de Cecil Castelluci e Scott Chantler, em Mine: A Celebration of Liberty and Freedom for All Benefiting Planned Parenthood (ComicMix)
  • “Forgotten Princess,” de Phillip Kennedy Johnson e Antonio Sandoval, em Adventure Time Comics #13 (kaboom!)
  • ”A Life in Comics: The Graphic Adventures of Karen Green,” de Nick Sousanis, em Columbia Magazine (Summer 2017),
  • “Small Mistakes Make Big Problems,” de Sophia Foster-Dimino, em Comics for Choice (Hazel Newlevant)
  • “Trans Plant,” de Megan Rose Gedris, em Enough Space for Everyone Else (Bedside Press)

Melhor série

  • Black Hammer, de Jeff Lemire, Dean Ormston e David Rubín (Dark Horse)
  • Giant Days, de John Allison, Max Sarin e Liz Fleming (BOOM! Box)
  • Hawkeye, de Kelly Thompson, Leonardo Romero e Mike Walsh (Marvel)
  • Monstress, de Marjorie Liu e Sana Takeda (Image)
  • The Wicked + The Divine, de Kieron Gillen & Jamie McKelvie (Image)

Melhor minissérie

  • Black Panther: World of Wakanda, de Roxane Gay, Ta-Nehisi Coates e Alitha E. Martinez (Marvel)
  • Extremity, de Daniel Warren Johnson (Image/Skybound)
  • The Flintstones, de Mark Russell, Steve Pugh, Rick Leonardi e Scott Hanna (DC)
  • Mister Miracle, de Tom King e Mitch Gerads (DC)
  • X-Men: Grand Design, de Ed Piskor (Marvel)

Melhor série estreante

  • Black Bolt, de Saladin Ahmed e Christian Ward (Marvel)
  • Grass Kings, de Matt Kindt e Tyler Jenkins (BOOM! Studios)
  • Maestros, de Steve Skroce (Image)
  • Redlands, de Jordie Belaire e Vanesa Del Rey (Image)
  • Royal City, de Jeff Lemire (Image)

Melhor Série em andamento 

  • Monstress, de Marjorie Liu e Sana Takeda (Image)
  • Black Hammer, by Jeff Lemire, Dean Ormston, and David Rubín (Dark Horse)
  • Giant Days, by John Allison, Max Sarin, and Liz Fleming (BOOM! Box)
  • Hawkeye, by Kelly Thompson, Leonardo Romero, and Mike Walsh (Marvel)
  • The Wicked + The Divine, by Kieron Gillen & Jamie McKelvie (Image)

Melhor publicação infantil (para crianças de até oito anos)

  • Adele in Sand Land, de Claude Ponti, traduzida por Skeeter Grant e Françoise Mouly (Toon Books)
  • Arthur and the Golden Rope, de Joe Todd-Stanton (Flying Eye/Nobrow)
  • Egg, de Kevin Henkes (Greenwillow Books)
  • Good Night, Planet, de Liniers (Toon Books)
  • Little Tails in the Savannah, de Frederic Brrémaud e Federico Bertolucci, traduzido por Mike Kennedy (Lion Forge/Magnetic)

Melhor publicação infantil (de 9 a 12 anos)

  • Bolivar, de Sean Rubin (Archaia)
  • Home Time (Book One): Under the River, de Campbell Whyte (Top Shelf)
  • Nightlights, de Lorena Alvarez (Nobrow)
  • The Tea Dragon Society, de Katie O’Neill (Oni)
  • Wallace the Brave, de Will Henry (Andrews McMeel)

Melhor publicação juvenil (13 a 17 anos)

  • The Dam Keeper, de Robert Kondo e Dice Tsutsumi (First Second/Tonko House)
  • Jane, de Aline Brosh McKenna e Ramón K. Pérez (Archaia)
  • Louis Undercover, de Fanny Britt e Isabelle Arsenault, traduzido por Christelle Morelli e Susan Ouriou (Groundwood Books/House of Anansi)
  • Monstress, de Marjorie Liu e Sana Takeda (Image)
  • Spinning, de Tillie Walden (First Second)

Melhor publicação de humor

  • Baking with Kafka, de Tom Gauld (Drawn & Quarterly)
  • Batman/Elmer Fudd Special #1, de Tom King, Lee Weeks, e Byron Vaughn (DC)
  • The Flintstones, de Mark Russell, Steve Pugh, Rick Leonardi, e Scott Hanna (DC)
  • Rock Candy Mountain, de Kyle Starks (Image)
  • Wallace the Brave, de Will Henry (Andrews McMeel)

Melhor não-ficção

  • Audubon: On the Wings of the World, de Fabien Grolleau e Jerémie Royer, traduzido por Etienne Gilfillan (Nobrow)
  • The Best We Could Do, de Thi Bui (Abrams ComicArts)
  • Calamity Jane: The Calamitous Life of Martha Jane Cannary, 1852–1903, de Christian Perrissin e Matthieu Blanchin, traduzido por Diana Schutz e Brandon Kander (IDW)
  • Lennon: The New York Years, por David Foenkinos, Corbeyran, e Horne, traduzido por Ivanka Hahnenberger (IDW)
  • Spinning, de Tillie Walden (First Second)

Melhor álbum gráfico (inédito)

  • Crawl Space, de Jesse Jacobs (Koyama Press)
  • Eartha, de Cathy Malkasian (Fantagraphics)
  • My Favorite Thing Is Monsters, de Emil Ferris (Fantagraphics)
  • Stages of Rot, de Linnea Sterte (Peow)
  • The Story of Jezebel, de Elijah Brubaker (Uncivilized Books)

Melhor álbum gráfico (republicação)

  • Boundless, de Jillian Tamaki (Drawn & Quarterly)
  • Fantagraphics Studio Edition: Black Hole by Charles Burns, editado por Eric Reynolds (Fantagraphics)
  • Small Favors: The Definitive Girly Porno Collection, de Colleen Coover (Oni/Limerence)
  • Sticks Angelica, Folk Hero, de Michael DeForge (Drawn & Quarterly)
  • Unreal City, de D. J. Bryant (Fantagraphics)

Melhor adaptação de outra mídia

  • Beowulf, adaptado por Santiago García e David Rubín (Image)
  • H. P. Lovecraft’s The Hound and Other Stories, adaptado por Gou Tanabe, traduzido por Zack Davisson (Dark Horse)
  • Herman Melville’s Moby Dick, adaptado por Christophe Chabouté, traduzido por Laure Dupont (Dark Horse)
  • Kindred, de Octavia Butler, adaptado por Damian Duffy e John Jennings (Abrams ComicArts)

Melhor edição americana de material estrangeiro

  • Audubon: On the Wings of the World, de Fabien Grolleau e Jerémie Royer, traduzido por Etienne Gilfillan (Nobrow)
  • Flight of the Raven, de Jean-Pierre Gibrat, traduzido por Diana Schutz and Brandon Kander (EuroComics/IDW)
  • FUN, de Paolo Bacilieri, traduzido por Jamie Richards (SelfMadeHero)
  • Ghost of Gaudi, de El Torres e Jesús Alonso Iglesias, traduzido por Esther Villardón Grande (Lion Forge/Magnetic)
  • The Ladies-in-Waiting, de Santiago García e Javier Olivares, traduzido por Erica Mena (Fantagraphics)
  • Run for It: Stories of Slaves Who Fought for the Freedom, de Marcelo D’Salete, traduzido por Andrea Rosenberg (Fantagraphics)

Melhor edição americana de material estrangeiro (asiático)

  • Furari, de Jiro Taniguchi, traduzido por Kumar Sivasubramanian (Fanfare/Ponent Mon)
  • Golden Kamuy, de Satoru Noda, traduzido por Eiji Yasuda (VIZ Media)
  • My Brother’s Husband, vol. 1, de Gengoroh Tagame, traduzido por Anne Ishii (Pantheon)
  • Otherworld Barbara, vol. 2, de Moto Hagio, traduzido por Matt Thorn (Fantagraphics)
  • Shiver: Junji Ito Selected Stories, de Junji Ito traduzido por Jocelyne Allen (VIZ Media)

Melhor coleção de arquivo (tiras)

  • Celebrating Snoopy, de Charles M. Shulz, editado por Alexis E. Fajardo e Dorothy O’Brien (Andrews McMeel)
  • Crazy Quilt: Scraps and Panels on the Way to Gasoline Alley, de Frank King, editado por Peter Maresca (Sunday Press)
  • Foolish Questions and Other Odd Observations, de Rube Goldberg, editado por Peter Maresca e Paul C. Tumey (Sunday Press Books)
  • Sky Masters of the Space Force: The Complete Dailies, de Jack Kirby, Wally Wood et al., editado por Daniel Herman (Hermes Press)
  • Star Wars: The Classic Newspaper Strips, vol. 1, de Russ Manning et al., editado por Dean Mullaney (LOAC/IDW)

Melhor coleção de arquivo (quadrinhos)

  • Akira 35th Anniversary Edition, de Katsuhiro Otomo, editado por Haruko Hashimoto, Ajani Oloye, e Lauren Scanlan (Kodansha)
  • Behaving MADly, editado por Craig Yoe (Yoe Books/IDW)
  • The Collected Neil the Horse, de Arn Saba/Katherine Collins, editado por Andy Brown (Conundrum)
  • Fantagraphics Studio Edition: Jaime Hernandez, editado por Gary Groth (Fantagraphics)
  • Will Eisner: The Centennial Celebration, 1917-2017, de Paul Gravett, Denis Kitchen, e John Lind (Kitchen Sink/Dark Horse)

Melhor roteirista – empate!

  • Tom King, BatmanBatman Annual #2, Batman/Elmer Fudd Special #1, Mister Miracle (DC)
  • Matt Kindt, Grass Kings (BOOM! Studios); Ether (Dark Horse); Eternity, X-O Manowar (Valiant)
  • Jeff Lemire, Black Hammer (Dark Horse); Descender (Image)
  • Marjorie Liu, Monstress (Image)
  • Mark Russell, The Flintstones (DC)

Melhor roteirista/desenhista

  • Lorena Alvarez, Night Lights (Nobrow)
  • Chabouté, Moby Dick (Dark Horse); Alone, The Park Bench (Gallery 13/Simon & Schuster)
  • Emil Ferris, My Favorite Thing Is Monsters (Fantagraphics)
  • Cathy Malkasian, Eartha (Fantagraphics)
  • Jiro Taniguchi, Furari, Louis Vuitton Travel Guide: Venice (Fanfare/Ponent Mon)

Melhor arte-finalista ou time de arte-finalistas

  • Isabelle Arsenault, Louis Undercover (Groundwood Books/House of Anansi)
  • Mitch Gerads, Mister Miracle (DC)
  • Gary Gianni, Hellboy: Into the Silent Sea (Dark Horse)
  • Ramón K. Perez, Jane (Archaia)
  • David Rubín, Black Hammer #9 & #12, Ether, Sherlock Frankenstein #1–3 (Dark Horse); Beowulf (Image)

Melhor desenhista/artista multimídia (páginas internas)

  • Federico Bertolucci, Love: The Dinosaur, Little Tails (Lion Forge/Magnetic)
  • EFA, Monet: Itinerant of Light (NBM)
  • Jean-Pierre Gibrat, Flight of the Raven (EuroComics/IDW)
  • Cyril Pedrosa, Portugal (NBM)
  • Sana Takeda, Monstress (Image)

Melhor capista

  • Jorge Corona, No. 1 with a Bullet (Image)
  • Nick Derington, Mister Miracle (DC); Doom Patrol (DC Young Animal)
  • Brian Stelfreeze, Black Panther (Marvel)
  • Sana Takeda, Monstress (Image)
  • Julian Totino Tedesco, Hawkeye (Marvel)

Melhor Colorista

  • Emil Ferris, My Favorite Thing Is Monsters (Fantagraphics)
  • Mitch Gerads, Mister Miracle (DC)
  • Ed Piskor, X-Men: Grand Design (Marvel)
  • David Rubín, Ether, Black Hammer, Sherlock Frankenstein (Dark Horse); Beowulf(Image)
  • Dave Stewart, Black Hammer, BPRD: Devil You Know, Hellboy: Into the Silent Sea, Sherlock Frankenstein, Shaolin Cowboy (Dark Horse);
  • Maestros (Image)
  • Rosemary Valero-O’Connell, What Is Left (ShortBox)

Melhor letreirista

  • Isabelle Arsenault, Louis Undercover (Groundwood Books/House of Anansi)
  • Clayton Cowles, Bitch Planet: Triple Feature, Redlands, The Wicked + The Divine(Image); Black Bolt, Spider-Gwen, Astonishing X-Men (Marvel)
  • Star Wars (Marvel)
  • Emil Ferris, My Favorite Thing Is Monsters (Fantagraphics)
  • Stan Sakai, Usagi Yojimbo, Groo: Slay of the Gods (Dark Horse)
  • John Workman, Mother Panic (DC Young Animal); Ragnorak (IDW)

Melhor Quadrinho relacionado a jornalismo

  • Alter Ego, editado por Roy Thomas (TwoMorrows)
  • The Comics Journal, editado por Dan Nadel, Timothy Hodler, e Tucker Stone (Fantagraphics)
  • Hogan’s Alley, editado por Tom Heintjes
  • Jack Kirby Collector, editado por John Morrow (TwoMorrows)
  • PanelXPanel magazine, editado por Hassan Otsmane-Elhaou,

Melhor livro sobre quadrinhos

  • Deconstructing the Incal by Alejandro Jodorowsky and Moebius, de Jean Annestay e Christophe Quillien (Humanoids)
  • How Comics Work, de Dave Gibbons e Tim Pilcher (Wellfleet Press/Quarto Group)
  • How to Read Nancy: The Elements of Comics in Three Easy Panels, de Paul Karasik e Mark Newgarden (Fantagraphics)
  • Line of Beauty: The Art of Wendy Pini, de Richard Pini (Flesk)
  • Monograph, de Chris Ware (Rizzoli)
  • To Laugh That We May Not Weep: The Life and Times of Art Young, de Glenn Bray e Frank M. Young (Fantagraphics)

Melhor trabalho acadêmico

  • The Comics of Charles Schulz: The Good Grief of Modern Life, editado por Jared Gardner e Ian Gordon (University Press of Mississippi)
  • Ethics in the Gutter: Empathy and Historical Fiction in Comics, de Kate Polak (Ohio State University Press)
  • Latinx Superheroes in Mainstream Comics, de Frederick Luis Aldama (University of Arizona Press)
  • Neon Visions: The Comics of Howard Chaykin, de Brannon Costello (LSU Press)
  • Picturing Childhood: Youth in Transnational Comics, editado por Mark Heimermann and Brittany Tullis (University of Texas Press)

Melhor design de publicação

  • Akira 35th Anniversary Edition, design de Phil Balsman, Akira Saito (Veia), NORMA Editorial, e MASH•ROOM (Kodansha)
  • Celebrating Snoopy, design de Spencer Williams e Julie Phillips (Andrews McMeel)
  • Monograph, design de Chris Ware (Rizzoli)
  • My Favorite Thing Is Monsters, design de Jacob Covey (Fantagraphics)
  • Will Eisner: The Centennial Celebration, 1917-2017, design de John Lind (Kitchen Sink/Dark Horse)

Melhor Webcomic

  • Awaiting a Wave, de Dale Carpenter e Nate Powell, features.weather.com/us-climate-change/arkansas (The Weather Channel Digital)
  • Brothers Bond, de Kevin Grevioux e Ryan Benjamin, www.webtoons.com/en/action/brothers-bond/list?title_no=1191 (LINE Webtoon)
  • Dispatch from a Sanctuary City, de Mike Dawson, https://thenib.com/dispatch-from-a-sanctuary-city (The Nib)
  • The Tea Dragon Society, de Katie O’Neill, teadragonsociety.com
  • Welcome to the New World, de Jake Halpern e Michael Sloan, www.michaelsloan.net/welcome-to-the-new-world/ (New York Times Sunday Review)

Melhor Quadrinho Digital

  • Bandette, de Paul Tobin e Colleen Coover (Monkeybrain/comiXology)
  • Barrier, de Brian K. Vaughan e Marcos Martin (Panel Syndicate)
  • The Carpet Merchant of Konstaniniyya, de Reimena Yee (reimenayee.com/the-carpet-merchant)
  • Contact High, de James F. Wright e Josh Eckert (gumroad.com/l/YnxSm)
  • Harvey Kurtzman’s Marley’s Ghost, de Harvey Kurtzman, Josh O’Neill, Shannon Wheeler, e Gideo Kendall (comiXology Originals/Kitchen, Lind & Associates)
  • Quince, de Sebastian Kadlecik, Kit Steinkellner, e Emma Steinkellner, traduzido por Valeria Tranier (Fanbase Press/comiXology)

Prêmio Bill Finger para Roteiro em Quadrinhos foi para Joye Murchison Kelly e Dorothy Woolfolk (póstumo), que trabalharam na Era de Ouro.