Todo cuidado é pouco com ‘Hello Neighbor’

 

Jogos de terror geralmente contam muito com o fator surpresa como uma mecânica para explorar ainda mais a jogabilidade ou a história. Dos clássicos Resident Evil ou Silent Hill, a sensação de susto ao acontecer algo assim era ainda mais marcante justamente por te colocar em um ambiente completamente diferente do que estamos acostumados diariamente. O grande problema disso é que morrendo 1, 2 ou 10 vezes para um desafio, você acaba pegando aquele esquema ninja de como passar e vai indo. Isso não é possível em “Hello Neighbor“.

Como um breve resumo sobre a história, o jogo de terror psicológico te coloca na pele de um rapaz que desconfia que seu vizinho esconda algo no porão e por isso, decide invadir sua casa para descobrir seus mistérios. Diferente de um cenário escuro ou cheio de “horror” como os jogos desse gênero costumam ser, aqui, a casa e ambiente são todos bem coloridos mesmo que desorganizados.

A grande questão durante o game é o aprendizado da IA: seu vizinho (que não é bobo nem nada) acaba aprendendo e decorando cada movimento seu pra te pegar de uma forma mais fácil na próxima. Então, caso você resolva pular a janela X e for pego dentro da casa, da próxima vez que pular essa mesma janela provavelmente terá uma câmera pra te dedurar ou uma armadilha de urso pra te tomar algum tempinho de fuga.

Desconfiado, o vizinho antagonista do jogo realmente parece esconder algo dentre seus puzzles de chaves, compartimentos secretos e outros mistérios, apesar de não oferecer nenhum mal físico: caso seja pego, apenas será expulso da casa e terá que bolar uma forma diferente de entrar.

Com um visual mais cartunesco, o jogo da produtora independente TinyBuild traz um estilo stealth + terror psicológico de forma bem engenhosa, mesmo que seus bugs ou glitches atrapalhem algumas resoluções de algum puzzle, justamente por ainda estar em beta.

Ganhamos um acesso antecipado graças a galera da GOG.com (OBRIGADAÇO! :D), mas Hello Neighbor já pode ser adquirido através do site, e seu lançamento oficial está agendado para o dia 29 de Agosto. Se quiser saber mais, dá uma olhada no trailer aí:

Calma lá meu jovem!

Por ser tão imprevisível, Hello Neighbor desperta a sensação nostálgica de passar horas jogando sem ver o tempo passar. Nossa equipe e mais uns amigos nos reunimos pra um gameplay aqui no QG e duramos 4 horas sem conseguir sequer sair do primeiro andar da casa. Logo logo lá no canal então já se inscreve pra não perder essa bizarrice.