Nerdcida Indica: Metallica

Continuamos nossa jornada com outro headliner do Lollapalooza: Metallica. Hoje vamos dissecar a banda, que encerra a primeira noite do festival e é uma das maiores a plugar guitarras na terra!

Metallica é uma das bandas mais conhecidas do metal, sendo uma das pioneiras do Thrash Metal. O que é isso? Imagine que um bando de caras cabeludos com jeans rasgado, coturno e camiseta de banda resolvem fazer uma banda pro pessoal bater cabeça. Ou seja:

(essa calça de couro MARAVILHOSA do Hetfield)

Eles formam, junto ao Slayer, Anthrax e Megadeth o chamado “Big Four” do Thrash, fazendo turnês mundiais juntos (com direito a shows INCRÍVEIS). O Metallica marcou várias gerações e por isso vamos saber um pouco mais sobre eles:

INÍCIO

A banda teve início em meados de 1981 na Califórnia, quando o baterista Lars Ulrich e o vocalista e guitarrista James Hetfield se uniram, convidando Dave Mustaine para assumir a outra guitarra e Ron McGovney para o baixo. Ron ficou pouco tempo, dando lugar à Cliff Burton antes de gravarem o primeiro álbum.

MEGADETH X METALLICA

Essa parte é especial.
Pouco antes da gravação desse primeiro álbum (Kill ‘em All), Dave Mustaine foi expulso da banda para dar lugar à Kirk Hammet. O motivo: seu alto consumo de drogas e álcool.
Dave formou o Megadeth (citada acima) logo em seguida, e uma sequência de tretas começou. Dave acusava o Metallica, que o acusava de volta. Para não nos extendermos: tem vários vídeos de entrevistas no Youtube, recomendo!

DESASTRE

Após 3 álbums gravados, o Metallica já era uma banda conhecida internacionalmente e, quando sua turnê europeia passava pela Suécia, o pior aconteceu. O motorista do ônibus em que viajavam perdeu o controle e o ônibus tombou várias vezes. Os membros não tiveram graves ferimentos porém, Cliff Burton ficou preso embaixo do ônibus e faleceu. A perda foi terrível, obviamente para a banda, mas eles decidiram que o legado de Burton deveria continuar (a família de Burton deu a “benção” para que a banda continuasse).

90’s

Após o ocorrido, Jason Newsted assumiu o baixo da banda, e juntos gravaram mais 4 álbuns. Atravessaram os anos 90 como uma das maiores bandas de rock, lotando estádios e tendo tocado inclusive no Lollapalooza de 96. Muitos consideram que a pior fase do Metallica aconteceu a partir de 96: Load (1996), Reload (1997) e St. Anger (2003) foram fracassos comerciais. Na verdade eles venderam milhões de cópias, mas para uma banda que havia acabado de vender quase 17 milhões com o álbum Metallica de 91, conhecido também como “Black Album”, vender 11 milhões SOMANDO OS 3 não é lá muito bom. Arriscaram inclusive um álbum de covers, chamado Garage Inc (digamos que um álbum de cover à essa altura do campeonato não foi a melhor ideia).

ATUALMENTE

Pouco antes do St. Anger, Jason saiu da banda. E no lugar dele entrou Robert Trujillo, que nunca mais largou o osso. O Metallica ainda lançou mais 2 álbuns: Death Magnetic de 2008 e Hardwired… to Self-Destruct no ano passado. Eles retomam o Metallica sujo e rasgado que consolidou a banda e traz de volta toda essência da banda. As turnês continuam colossais, lotando estádios por onde passam, seja pela história que construíram ou pelo som “porradeiro” que voltaram a fazer, Metallica continua aumentando sua legião de fãs pelo mundo todo.

(que homões da p*rra)

Álbum destaque: METALLICA (ou “black album”) – (1991)
A principal coisa pra dizer sobre esse álbum: se você ainda não ouviu, OUÇA! Os fãs mais fervorosos vão dizer que outros álbuns são melhores e podem até ser, mas pra começar a curtir Metallica, comece por aqui. Esse álbum é simplesmente um dos melhores de TODOS. Nunca conheci ninguém que não tenha ouvido pelo menos uma faixa dele. A grandeza dele é tanta que até sua capa é uma das mais famosas de todas:

(olha essa capa cara, olha isso)

LISTÃO DO NICÃO:

Música pra dançar: Gente, não se dança com Metallica. SE FAZ BATE-CABEÇA! E dentre as milhares possíveis a melhor sempre vai Battery do álbum Master of Puppets (não se iluda com o começo).

Música pra dar uma descansada: a clichê de rodinha de violão Nothing Else Matters do álbum Metallica (black album).

Música que (quase) ninguém conhece mas deveriam: Atlas, Rise! do Hardwired… to Self-Destruct. O CD foi lançado ano passado sem muito alarde, então pouca gente conhece essa faixa ótima.

Letra para refletir: The Unforgiven do Metallica (Black Album).

Música mais Guitar Hero (que todo mundo tenta aprender na guitarra/baixo/bateria):
One do álbum …And Justice for All. Boa Sorte.

Música pro churrasco: Sério?

Melhor refrão: Enter Sandman do Metallica (Black Album). Duvido você não cantar junto. Duvido.

Música pra cortar os pulsos: Fade to Black do álbum Ride the Lightning (não me xingue, a música é ótima pra curtir a tristeza, você tem que admitir).

Música pra tocar na festa: Fuel do álbum Reload (GIMME FUEL, GIMME FIRE, GIMME DEVIL CHARIZARD! :D).

Favorita do Nícolas: The Day That Never Comes do álbum Death Magnetic/Wherever I May Roam do Metallica (black album). Não consigo decidir qual gosto mais.

Melhor Clipe: The Unforgiven do Metallica (Black Album).