São Paulo recebe desafio interativo gratuito sobre dengue

Dengue Experience é um escape room para educar e engajar a população sobre a importância da proteção à doença

Está acontecendo em São Paulo o primeiro escape room do Brasil dedicado à educação e ao engajamento da população em uma causa: de prevenção à Dengue. Apesar de já conhecida da população, a doença segue apresentando números alarmantes. De acordo com o Ministério da Saúde, de 2014 para 2015 o volume de casos triplicou, passou de cerca de 590 mil para 1,6 milhão (quando foi registrada uma das maiores epidemias da doença no Brasil). Em 2016, foram 1,5 milhão de infectados, totalizando em torno de 3,2 milhões de casos no último biênio*.

Dados da Organização Mundial de Saúde apontam que nos últimos 50 anos, a dengue aumentou em 30 vezes e se tornou endêmica em 128 países. O Brasil é um dos mais atingidos pela doença no mundo. Os primeiros relatos de casos de dengue em território brasileiro datam do século XIX. Mas foi na década de 80 do século XX, mais especificamente em 1986, que o Rio de Janeiro e algumas capitais do Nordeste enfrentaram as primeiras epidemias da doença. Em trinta anos, a dengue se espalhou por todo o País e está presente em todas as regiões.

Batizado de Dengue Experience, o projeto faz parte da ação global #barreiracontradengue (Be a Wall), que tem como objetivo educar e engajar populações de países endêmicos sobre a importância de se proteger contra a doença. A campanha mostra que o mosquito Aedes aegypti não é o único vilão quando se trata de dengue, pois é apenas o transmissor da doença, no entanto, cabe a cada um buscar a proteção e evitar que outras pessoas se contaminem, tornando-se, assim, uma barreira contra a dengue.

A ação e a campanha são iniciativas da Sanofi Pasteur, divisão de vacinas da Sanofi. “Por meio de um jogo desafiante, as pessoas encontrarão no Dengue Experience informações muito importantes sobre a dengue, uma doença que mata milhares de pessoas em todo o mundo anualmente. Apostamos no entretenimento, para comunicar, educar e engajar”, afirma Hubert Guarino, diretor geral da Sanofi Pasteur.

Para materializar esse projeto, a companhia recorreu ao 60 Minutos Escape Room, uma das principais casas do segmento no país, para desenvolver um desafio que pudesse passar informações fundamentais para que as pessoas pudessem mudar sua percepção sobre a doença e entendessem a sua gravidade se tornando não apenas cidadãos mais conscientes, mas defensores da causa.

Assim, nasceu o Dengue Experience.

SERVIÇO

Dengue Experience (escape room)

Local: 60 Minutos Escape Room
Endereço: Rua Vieira de Morais, 1438, Campo Belo
Data: a partir de 14 de abril (sexta-feira) até o dia 14 de agosto
Horário: 9h30 às 21h30
Inscrições: www.fb.com/barreiracontradengue ou www.sessentaminutos.com.br
Preço: Gratuito