Entrevista com Alessandro Stroscio, Gerente de Marketing e Eventos da Twitch para a América Latina!

Durante a CCXP Tour Nordeste, um dos estandes mais bonitos sem dúvida era da Twitch. Além de estande, a edição nordestina da CCXP ganhou um painel incrível que a própria Twitch projetou, deixando sem dúvidas, um dos palcos mais bonitos que o evento já teve. Com isso, tivemos a oportunidade de entrevistar Alessandro Stroscio, gerente de Marketing e Eventos da Twitch aqui no Brasil. Acompanhe nosso papo:

Nerdcida: Qual a visão do público brasileiro hoje e quais investimentos estão preparando para o futuro?

Alessandro: O importante é ter uma presença forte no Brasil. A gente quer aumentar o mercado de uma forma mais agressiva, mostrar para o brasileiro o que é o Twitch realmente, trazer todos os benefícios que a Twitch tem, especialmente com grandes parcerias como a CCXP. A gente tem uma parceria muito boa com eles e estar aqui no nordeste faz parte (desta parceria). Outra parte importante é entrar no mercado do Recife e dos outros estados aqui do nordeste e região. É muito importante porque temos muitas pessoas que assistem stream da Twitch e o nordeste é a terceira maior região de acessos aqui no Brasil. Por isso, quando a CCXP anunciou que ia lançar uma edição aqui, achamos algo muito interessante e estamos muito felizes por estar nela.

 

Nerdcida: Então veremos mais a Twitch em eventos aqui no Nordeste?

Alessandro: Sem dúvida nenhuma. Teremos anúncios de novos eventos da Twitch aqui no Brasil mas também vamos continuar em eventos que já participamos no ano passado, como a Comic Con em São Paulo (CCXP), onde tivemos a arena Twitch. Este ano vamos fazer muito mais que o ano passado, então temos planos para muitas coisas para o público brasileiro.

 

Nerdcida: Como você encara o público brasileiro, o esportista que está jogando sempre, tem alguma diferença entre o público brasileiro e o estrangeiro, em alguma particularidade?

Alessandro: Sem dúvida é a paixão. Eu vou em um evento dos EUA, Europa e esta paixão brasileira é diferente. O brasileiro é muito animado, os nossos jogadores vêm aqui no estande e no momento que chegam aqui os fãs ficam loucos para vê-los jogarem, então isto não tem tanto em outros mercados, com esta mesma paixão. Isto é o que realmente destaca o brasileiro.

Nerdcida: Agora um pouco polêmico, como vocês estão tratando os haters (aquelas pessoas que criticam algo ou sempre veem algo negativo no trabalho do Twitch). Nós podemos ver que muitos canais deixam de publicar vídeos porque sempre têm alguém que vai criticar negativamente aquele trabalho. Então, como vocês encaram isso?

Alessandro: Por meio de duas coisas: o primeiro por meio de moderadores que podem controlar isto mas obviamente não é sempre possível ter, então, em segundo plano, lançamos tools dentro da nossa plataforma para ajudar a moderar isto sem ter que ser uma pessoa física. Estamos constantemente lançando estes tipos de bots para ajudar na moderação, porque a gente sabe que não é nada legal então, estamos fazendo todo o possível para controlar está atitudes.

Nerdcida: Vocês pensam mais para frente em ter uma plataforma como Netflix, por exemplo, com programas próprios, que é um tipo de plataforma que está crescendo muito. Vocês pensam sobre isso?

Alessandro: Estamos focados no live, e também agora com o lançamento do VOD (Video on Demand), mas atualmente estamos mais focados em um conteúdo ótimo, não necessariamente em programas específicos mas focando no nosso live, em nossos parceiros para trazerem conteúdos de games, músicas, arte, para ter em nosso site. Não pensamos em programas em si, o que realmente estamos fazendo é trazer o melhor conteúdo, variedade de categorias, não só de games, mas também outras áreas que um usuário se interesse.

Obrigado a toda equipe excepcional da Twitch, que nos auxiliou exemplarmente e dois agradecimentos especiais ao Alessandro, que nos deixou a vontade todo o tempo na entrevista e a nossa representante do girl-power, Camila Laís.

Nos vemos na próxima! ;D