#BGS10 | Pixel Ripped 1989 é a união de nostalgia e a verdadeira realidade virtual

Para muitos fãs de jogos eletrônicos, principalmente aqueles que nasceram no inicio dos anos 1980, a diversão e imaginação reinavam muito mais que gráficos. Aqueles pixels que tentavam emular situações reais ou então criar novos mundos exigiam dos jogadores uma capacidade máxima para imaginar e mergulhar naquele mundo. Os anos se passaram, bits se tornaram ‘K’ e não se exige muito para imaginar algo dentro do jogo, uma vez que tudo é muito bem visível. A tecnologia avançou e a com ela chegamos a realidade virtual. Com isto, o jogo Pixel Ripped 1989 tenta unir o melhor das duas gerações.

Desenvolvido pela animada maranhense Ana Ribeiro e publicado pela Arvore Immersive Experiences (ARVORE), Pixel Ripped 1989 é muito mais do que um jogo indie se aventurando no cenário VR, mas a imaginação de uma desenvolvedora que cresceu nestas duas gerações. Com um level designer fantástico, o jogo te pega principalmente em cenários nostálgicos, como jogos de Pokémon do GameBoy, MetroidCastlevania e muito outros conhecidos pela galera mais antiga.

Você é uma criança viciada em vídeo-game (como quase todas da década de 80) e não consegue desgrudar da sua pequena máquina da felicidade. Vença os desafios, preste atenção na aula, salve o vilarejo dentro do jogo, distraia a professora e continue jogando! Tudo é tão colorido e animado, e são tantas coisas para se fazer no jogo que o tempo irá passar e você não irá perceber.

Pixel Ripped 1989 - Controle
Controle produzido exclusivamente para o game. Foto: Matheus Nogueira

E não apenas o jogo tem toda uma preocupação de designer, mas fora também. Para o game, foi produzido nos estúdios da ARVORE um controle especial para aproveitar ao máximo a jogatina e se sentir realmente dentro do jogo. Baseado no controle de PlayStation que foi desmontado e redesenhado, o joystick lembra muito um GameBoy (um dos primeiros portáteis da Nintendo).

Se você esta na BGS você TEM que conhecer este jogo fantástico. Se você não está, não tem problema, pois o jogo já está quase aí: a previsão do lançamento está para começo de 2018!