Joias do Infinito | O que são, onde vivem, o que comem? Hoje, no Nerdcida!

Joias do Infinito | O que são, onde vivem, o que comem? Hoje, no Nerdcida!

As Joias do Infinito já não são segredo para ninguém que assiste aos filmes do Universo Cinematográfico da Marvel.

Neste artigo vamos falar um pouco sobre as joias e seu papel importante nos filmes da Marvel. Elas fazem parte de um plano maior para a chamada “Fase 3” dos filmes Marvel, sendo alvo principal do grande vilão Thanos (também conhecido como Darkside da Marvel), onde seu plano é juntar todas as relíquias em sua manopla e … bem ainda não foi revelado exatamente qual o propósito, mas enfim. Vamos imaginar que se você fosse portador do maior poder do universo, onde poderia fazer absolutamente o que quiser, o que você faria?
Para Thanos, nas HQs, o propósito de todas joias juntas é de encontrar seu grande amor: a Morte. Não a morte “morrida”, mas a Senhora Morte personificada.

Esperamos que isso não aconteça no UCM, porque convenhamos não ser lá um motivo muito bom para se mostrar ao grande público consumidor de cinema (pelo menos se não for bem trabalhado).

Thanos e as Joias do Infinito
Thanos e as Joias do Infinito – Fonte da imagem: Reprodução/Marvel Studios

Criadas por entidades cósmicas, cada qual traz uma capacidade única: Espaço (Azul), Mente (Amarela), Alma (Verde), Realidade (Vermelha), Tempo (Laranja) e Poder (Púrpura).

A primeira joia foi apresentada em Capitão America: O primeiro Vingador, sendo denominada de Tesseract. Esta é a Joia do Espaço, que permite ao portador existir em qualquer lugar, mover qualquer objeto para qualquer parte do universo, deformar ou rearranjar o espaço. Esteve em posse de Odin por muitos séculos, mas por algum motivo desconhecido foi trazida para a descaralhada Terra, que é um baita lugar seguro e permaneceu em resguardo por um vigia da igreja, até o Caveira Vermelha toma la para si para usar os poderes da joia no armamento da Hidra.

Assim, por mais de 70 anos (se considerarmos que Hidra e a SHIELD eram a “mesma” organização), até que Loki a roubou e usou para trazer o exército de Chitauris para a Terra. Ocorre então os eventos de Os Vingadores e o Tesseract retorna para Asgard. O dia foi salvo graças as meninas super-poderosas Avengers!

Tesseract
Tesseract – Fonte da imagem: Reprodução/Marvel Studios

Aether (a joia da realidade) foi apresentado em Thor: O Mundo Sombrio. Semelhante a um líquido vermelho escuro, a joia age de força simbiótica (já que a Marvel não tinha os direitos do Venon), concedendo ao hospedeiro uma grande força, poder e capacidades aparentemente ilimitados. Pode ainda, realizar qualquer desejo (mesmo que entre em contradição com as leis da física). Após os acontecimentos do filme, esta joia foi selada e entregue ao Colecionador. Em Vingadores: Era de Ultron, em uma visão de Thor, o líquido da joia se solidifica em uma pedra vermelha. Ou seja, é bem provável que vejamos novamente essa joia no novo filme do deus do trovão (ou até mesmo as outras).

Éter
Aether – Fonte da imagem: Reprodução/Marvel Studios

Foi em Guardiões das Galáxias que finalmente pudemos entender definitivamente o que são essas malditas joias do Infinito, mesmo com uma pequena explicação. Apresentada como Orbe, a joia do poder foi a primeira a ser apresentada nos filmes com seu máximo de força.  Ela possui acesso a toda energia que existe ou possa vir a existir, e ainda permite ao portador duplicar quase todas habilidades físicas, tornando-o praticamente invencível. Após a derrota de Ronan, o Acusador, a joia foi levada para Xandar para ser guardada pela Tropa Nova.

Orbe
Orbe – Fonte da imagem: Reprodução/Marvel Studios

Por cerca de três anos o Cetro do Loki foi alvo de várias teorias pelos fãs, onde diziam que ela também era uma das joias do infinito. Apresentada em “Os Vingadores”, aquele cajado maneiro tinha um incrível poder, mas nunca foi revelado sua verdadeira origem. Até que em “Os Vingadores: A Era de Ultron” finalmente mostraram que era a joia da mente (dãaaar), uma vez que isto era óbvio quando Loki conseguia controlar mentalmente as pessoas. A joia foi usada pela Hidra para criar os “milagres” (também conhecidos como Feiticeira Escarlate e Mercúrio) e posteriormente se tornou parte da existência do herói Visão. O poder original dessa joia é permitir acesso a todas as mentes existentes simultaneamente. Fodão né?

Joia da Mente
Joia da Mente – Fonte da imagem: Reprodução/Marvel Studios

Desde então, essas quatros foram apresentadas ao público nos filmes da Marvel e serão cruciais para Thanos no filme Os Vingadores: Guerra Infinita (maio de 2018 e 2019). Porém, o titã louco já tem a posse de 2 joias ao que tudo indica. Tesseract voltou a Asgard, porém a mesma agora é comandada por Loki (que está disfarçado de Odin no final de Thor: O Mundo Sombrio) e o Colecionador estava com o Aether que trabalhava/trabalha para Thanos.

Possivelmente, a joia do tempo estará com Doutor Estranho, de acordo com a sugestão de Kevin Feige:

Doutor Estranho
Doutor Estranho – Fonte da imagem: Reprodução/Marvel Studios

“Nesse filme o Olho é uma relíquia importante que pode ser bastante perigosa se deixada nas mãos erradas, pois tem a habilidade de fazer inúmeras coisas, sendo a mais perigosa a possibilidade de manipular probabilidades. O que é outra forma de dizer ‘bagunçar o tempo’ – que faz parte da nossa história

Porém, a joia que Stephen Strange usa nas histórias em quadrinhos é a joia da alma, descrita como “possivelmente a mais perigosa, que permite ao portador roubar, manipular e alterar almas, dos vivos e dos mortos. A joia também é o portão para um pequeno e idílico universo”. Em minha singela opinião, a joia que será apresentada no filme do mais poderoso mago da Marvel será a da Alma, deixando a do Tempo para outro filme (Adam Warlock em Guardiões da Galáxia 2? ou Thor: Ragnarok?).

De qualquer maneira o jeito é esperar, mas enquanto isso podemos admirar esse pequeno teaser de Os Vingadores: Guerra Infinita!

Uma última curiosidade, sabia que os nomes alternativos das jóias revelados até agora no universo cinematográfico formam o nome do Thanos?

                  TESSERACT

H

             AETHER

N

      ORB

               SCEPTER

Seria um sinal? HAHAHA

E você, o que acha sobre as joias? Será que Thanos usará elas para encontrar sua amada ou apenas para conquistar o universo? Deixe seu comentário jovem! 😀