A Metareciclagem na CPBR12

A 12ª Edição da Campus Party Brasil acaba hoje, mas já está deixando saudade. E em eventos de tecnologia como este, é importante ter sempre iniciativas como a do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, com a Metareciclagem.

 

Logo na entrada da área Open Campus, à direita, vemos um grande estande verde. O tamanho ‘assusta’, mas logo podemos entender a importância disso tudo, quando observamos pessoas chegando com materiais eletrônicos de um monte.

 

Sabe aquele PC antigo e velho de guerra que acabou não suportando a obsolescência programada? Ou até mesmo um teclado de computador que quebrou, TV, celular, enfim, todo e qualquer material eletrônico que você não sabe mais o que fazer, está ocupando um espaço em casa, acumulando pó e atacando sua alergia. Talvez seja hora de desapegar e fazer o descarte da maneira correta para não prejudicar a natureza.

 

Até a tarde do dia 15, o MCTIC conseguiu arrecadar dos campuseiros cerca de 4 toneladas de materiais eletrônicos. Todo esse e-lixo será direcionado para os Centro de Recondicionamento de Computadores, o CRC INAC.

 

 

Tá, e o que acontece depois?

 

Após a doação ser recebida no CRC, os materiais passam por uma triagem e  são destinados para diversos tipos de atividades, como por exemplo: o acesso e a inclusão digital, onde são feitas manutenções e a metareciclagem de componentes para que o eletrônico possa atender associações de bairro, bibliotecas, entidades carentes e escolas. Os materiais inutilizáveis são descaracterizados e encaminhados para empresas responsáveis pelo processamento final.

 

O CRC também oferece diversos cursos com certificação para a capacitação de jovens e adultos para o mercado de trabalho. Entre eles estão: curso preparatório de informática, montagem e manutenção de computadores, maquete digital, edição de vídeo, workshops de impressora 3D, robótica e digitação.

 

Mais informações sobre descarte de e-lixo e os cursos oferecidos pelo CRC INAC? É só entrar em contato pelos telefones: (011) 2640-3810 e (011) 4327-2428

 

www.inac.org.br

www.facebook.com/CRCINAC/

 

(MATÉRIA ESCRITA POR: PAULO GUSTAVO)